
Segundo o estudo, 42 sites
estão em manutenção ou suspensos e outros 122 municípios sequer criaram
um portal online, o que representa 54,71% do total do estado. Os sites
municipais existentes também apresentaram baixa atualização e falta de
informações básicas. Verificou-se que 13 dos 59 sites municipais
disponíveis não apresentam um canal de comunicação com o cidadão, como
um “fale conosco” e 18 não apresentam sequer a estrutura organizacional
do município.
Atualmente, todos os municípios, estados e o
governo federal encontram-se obrigados a atender a Lei nº 12.527/2011
(Lei de Acesso à Informação) que, além de disciplinar o fornecimento de
informação no caso de uma solicitação, dispõe que deve existir a
divulgação de informações mínimas na internet.
Diante
dessa situação, o Grupo de Trabalho da CGU pretende intensificar a
divulgação do Programa Brasil Transparente, orientando os municípios e
montar uma estratégia para o monitoramento da transparência pública,
passando os órgãos de controle a atuar nos casos de descumprimento da
legislação.
Direto da redação com informações do PORTAL CORREIO
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