Pular para o conteúdo principal

AGORA NA PB: Protestos pela redução das passagens acontece nesta quinta em João Pessoa

Está programada para a próxima quinta-feira, 20, uma manifestação contra o aumento das tarifas do transporte público em João Pessoa. Intitulado “João Pessoa Avante”, os protestos terão início às 16h, próximo ao horário de pico, com concentração no Liceu Paraibano, de onde seguirão para o anel interno da Lagoa e a Avenida Epitácio Pessoa. As convocações estão ocorrendo nas redes sociais e até o fechamento desta edição, 9.743 pessoas tinham confirmado presença no manifesto.

De acordo com André Feitosa, um dos organizadores, entre as razões para a manifestação na Capital destacam-se a qualidade insatisfatória dos serviços, tais como ônibus lotados, frota insuficiente, e grande tempo de espera. “A redução nas passagens de ônibus é possível em decorrência da dispensa provocada pela isenção dos impostos determinada pelo Governo Federal na semana passada. Por isso, o movimento vem batalhando pela redução da tarifa”, explicou.

AETC-JP

O diretor-executivo da AETC-JP, Mário Tourinho, esclarece em coluna publicada hoje, na página A6, que “a desoneração promovida pelo governo federal, isentando o transporte coletivo do PIS e do Cofins, não é suficiente, sozinha, para propiciar a imediata redução tarifária”.

Paraibanos aderem a protestos

As manifestações que eclodiram em São Paulo e se espalharam pelo Brasil agora ganham o mundo, com ajuda de paraibanos. Neste domingo (16) brasileiros em 28 grandes cidades, incluindo paraibanos, começaram a realizar protestos em apoio aos manifestantes paulistas. Procurando um foco, os atos em defesa dos direitos civis ainda misturam euforia com uma difusa indignação. Em João Pessoa o movimento acontece nesta quinta-feira, com concentração em frente ao Liceu Paraibano.

As atividades que começaram ontem e que seguirão durante toda a semana, atingem cidades como Paris, Madrid, Lisboa, Londres, Berlim, Toronto, Cidade do México, Buenos Aires, Tokyo e Sidney, por exemplo. Sem precedentes recentes de uma mobilização desse porte e com tamanha repercussão, os jovens que organizam o evento fazem questão de caracteriza-lo como sendo apartidário. 

Em Dublin, capital da Irlanda – onde, segundo o Itamaraty, vivem 15 mil brasileiros, o ato combinado pelas redes sociais foi pacífico e contou com a participação de cerca de 500 pessoas. A concentração ocorreu ao lado do Spire, monumento com 200 metros de altura, conhecido por ser o maior monumento do mundo. Denominado “Brazilian Awakening Dublin”, (algo como ‘Acorda, Brasil’, em uma livre tradução), o evento chamou a atenção dos moradores e turistas que passaram pelo local.

Sob os 14°C da primavera europeia, o casal de estudantes paraibanos, Shirley Luanna e Edson Genuíno, fez questão de participar da manifestação. “O aumento da passagem do ônibus é só uma ponta do iceberg. As pessoas estão revoltadas por serem tão exploradas, por ganharem tão pouco, por como a polícia reagiu contra a manifestação”, afirma a estudante de 25 anos. 

Há dois meses em Dublin, o pessoense Edson Genuíno diz que sair às ruas hoje foi a forma de ajudar ao povo brasileiro. “Apesar de eu não estar no Brasil e de isso ter acontecido em São Paulo, distante de onde eu moro, é nesse país que eu vivo. Estamos aqui para mostrar para o mundo que nós também nos incomodamos com o que está acontecendo lá”, declarou.

Para ser realizada, a manifestação precisou ser aprovada pela polícia irlandesa. Inicialmente programa para ser uma passeata em direção a embaixada brasileira, o pedido foi negado pelas autoridades que determinaram que o evento ficasse restrito ao canteiro central da principal Avenida da Irlanda e que durasse apenas duas horas.

Foco

Com caras pintadas, os jovens mostravam cartazes que deixavam explicitas a vontade de fazer algo pelo país, mas que não escondiam a falta de coordenação e suas ideias confusas. Havia faixas contra a inflação e contra a PEC 37 e também queixas sobre os gastos com a Copa do Mundo no Brasil.

Direto da redação com informações do CORREIO DA PARAÍBA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.