Pular para o conteúdo principal

AGORA NA PB: Protestos pela redução das passagens acontece nesta quinta em João Pessoa

Está programada para a próxima quinta-feira, 20, uma manifestação contra o aumento das tarifas do transporte público em João Pessoa. Intitulado “João Pessoa Avante”, os protestos terão início às 16h, próximo ao horário de pico, com concentração no Liceu Paraibano, de onde seguirão para o anel interno da Lagoa e a Avenida Epitácio Pessoa. As convocações estão ocorrendo nas redes sociais e até o fechamento desta edição, 9.743 pessoas tinham confirmado presença no manifesto.

De acordo com André Feitosa, um dos organizadores, entre as razões para a manifestação na Capital destacam-se a qualidade insatisfatória dos serviços, tais como ônibus lotados, frota insuficiente, e grande tempo de espera. “A redução nas passagens de ônibus é possível em decorrência da dispensa provocada pela isenção dos impostos determinada pelo Governo Federal na semana passada. Por isso, o movimento vem batalhando pela redução da tarifa”, explicou.

AETC-JP

O diretor-executivo da AETC-JP, Mário Tourinho, esclarece em coluna publicada hoje, na página A6, que “a desoneração promovida pelo governo federal, isentando o transporte coletivo do PIS e do Cofins, não é suficiente, sozinha, para propiciar a imediata redução tarifária”.

Paraibanos aderem a protestos

As manifestações que eclodiram em São Paulo e se espalharam pelo Brasil agora ganham o mundo, com ajuda de paraibanos. Neste domingo (16) brasileiros em 28 grandes cidades, incluindo paraibanos, começaram a realizar protestos em apoio aos manifestantes paulistas. Procurando um foco, os atos em defesa dos direitos civis ainda misturam euforia com uma difusa indignação. Em João Pessoa o movimento acontece nesta quinta-feira, com concentração em frente ao Liceu Paraibano.

As atividades que começaram ontem e que seguirão durante toda a semana, atingem cidades como Paris, Madrid, Lisboa, Londres, Berlim, Toronto, Cidade do México, Buenos Aires, Tokyo e Sidney, por exemplo. Sem precedentes recentes de uma mobilização desse porte e com tamanha repercussão, os jovens que organizam o evento fazem questão de caracteriza-lo como sendo apartidário. 

Em Dublin, capital da Irlanda – onde, segundo o Itamaraty, vivem 15 mil brasileiros, o ato combinado pelas redes sociais foi pacífico e contou com a participação de cerca de 500 pessoas. A concentração ocorreu ao lado do Spire, monumento com 200 metros de altura, conhecido por ser o maior monumento do mundo. Denominado “Brazilian Awakening Dublin”, (algo como ‘Acorda, Brasil’, em uma livre tradução), o evento chamou a atenção dos moradores e turistas que passaram pelo local.

Sob os 14°C da primavera europeia, o casal de estudantes paraibanos, Shirley Luanna e Edson Genuíno, fez questão de participar da manifestação. “O aumento da passagem do ônibus é só uma ponta do iceberg. As pessoas estão revoltadas por serem tão exploradas, por ganharem tão pouco, por como a polícia reagiu contra a manifestação”, afirma a estudante de 25 anos. 

Há dois meses em Dublin, o pessoense Edson Genuíno diz que sair às ruas hoje foi a forma de ajudar ao povo brasileiro. “Apesar de eu não estar no Brasil e de isso ter acontecido em São Paulo, distante de onde eu moro, é nesse país que eu vivo. Estamos aqui para mostrar para o mundo que nós também nos incomodamos com o que está acontecendo lá”, declarou.

Para ser realizada, a manifestação precisou ser aprovada pela polícia irlandesa. Inicialmente programa para ser uma passeata em direção a embaixada brasileira, o pedido foi negado pelas autoridades que determinaram que o evento ficasse restrito ao canteiro central da principal Avenida da Irlanda e que durasse apenas duas horas.

Foco

Com caras pintadas, os jovens mostravam cartazes que deixavam explicitas a vontade de fazer algo pelo país, mas que não escondiam a falta de coordenação e suas ideias confusas. Havia faixas contra a inflação e contra a PEC 37 e também queixas sobre os gastos com a Copa do Mundo no Brasil.

Direto da redação com informações do CORREIO DA PARAÍBA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cielo cai no choro com Hino no pódio e admite zebra

O brasileiro Cesar Cielo custou a admitir que tenha vivido uma redenção ao reconquistar neste sábado a soberania dos 50 m livre e alcançar o tricampeonato da prova no Mundial de Natação em Barcelona, na Espanha. No entanto, o nadador não conteve a emoção e chorou copiosamente tão logo o Hino Nacional começou a ser tocado no Palau Sant Jordi, externando a emoção pelo triunfo. Cielo, que recebeu a medalha do ex-nadador russo Alexander Popov, cedeu à emoção nos primeiros acordes do Hino e não conseguiu deixar de chorar - nem mesmo quando posou para os fotógrafos segurando a medalha de ouro. O nadador, que não conseguiu confirmar o favoritismo na Olimpíada de Londres e terminou com o bronze, reconheceu que nem ele acreditava que poderia vencer a prova deste sábado. No entanto, após uma boa largada, completou os 50 m em 21s32. 

CUIDADO: A hipocrisia, a falsidade e as mentiras estão chegando juntamente com as eleições de 2016

ELEIÇÕES 2016: Para onde correr? Tendo em vista o pleito eleitoral que se aproxima, pré-candidatos pelo município de Piancó e outras regiões começam a intensificar seus “trabalhos”. Eles procuram conseguir votos para se elegerem a prefeito ou vereador, é chegada a hora de colocar o que alguns deles mais sabem fazer: mentir, enganar e prometer.   Nessa época aparece gente com cara de santo, prometendo tudo aquilo que qualquer cidadão sofrido do sertão deseja, principalmente emprego. Meu alvo principal desta matéria é minha cidade natal, Piancó. Fico estarrecido com a amnésia do povo piancoense, fico triste, e ao mesmo tempo, revoltado também. Piancó é uma cidade sofrida, largada e prejudicada por

SECA: AÇUDE JATOBÁ TEM APENAS 8% DE SUA CAPACIDADE MÁXIMA.

A seca que devasta a região Nordestina nos últimos anos vem castigando cada vez mais a população. A situação no sertão é considerada ainda mais crítica, pois devido à falta de chuvas, o rebanho está morrendo e as lavoras se encontram totalmente destruídas. Os reservatórios de água estão bem abaixo da capacidade De acordo com a Aesa (Agência Estadual de gestão das Águas), órgão responsável  pelo monitoramento dos reservatórios, a capacidade máxima do açude Jatobá localizado na cidade de Patos é de 17.516.000 metros cúbicos de água. No mês de agosto, o açude Jatobá estava apenas com 3.743.425 metros cúbicos de água, o que corresponde a 21,4%. Em setembro, esse volume caiu significativamente. Atualmente, o açude Jatobá está com apenas 1.526.639 m³, o que representa 8,7% de sua capacidade. O açude Jatobá é o mais antigo reservatório de Patos e o mais popular. Vários bairros cresceram às suas margens, a exemplo Alto da Tubiba, Mutirão, Nova Conquista e o próprio bairro do Jatobá. Suas ág