Pular para o conteúdo principal

PROTESTOS NO PAÍS: O poder exercido pela mídia

O Brasil parou nesses últimos dias, não para acompanhar a abertura da Copa das Confederações, mas sim os protestos da população que ocorreram em vários locais do país.

As manifestações se deram, inicialmente, em virtude do aumento de tarifas de ônibus no Rio de Janeiro. Em seguida, se perpetuou por vários estados brasileiros, protestando nesse ponto não só mais por causa de tarifas de ônibus.

Foi sem sombra de dúvidas um marco na história do Brasil; os movimentos sociais que, atualmente, não se mostram mais com tanta força, dessa vez se superaram.

A mídia – emissoras de TV, jornais, rádio, os veículos de comunicação de modo geral -, exerceu um papel, como sempre, importante nessa história toda.

É fácil de perceber que cada veículo trata os acontecimentos de uma forma, a partir de seus interesses. Porém, não é fácil assim para todos.

Existem pessoas – sem entrar em mérito de alfabetização, necessariamente -, que não possuem o senso crítico tão aguçado, como seria ideal. É de praxe que muitos se deixam influenciar pelo grande poder de persuasão que os veículos de comunicação exercem.

Especificamente na televisão, um fato curioso chamou bastante atenção: o apresentador José Luiz Datena mudando de opinião depois de um resultado de enquete, acontecida em seu jornalístico na Band, o “Brasil Urgente”, e votada pela população.

Esse fato exemplificou como é fácil alguém mudar ou formar uma opinião, basta ‘escutar’ bons argumentos do outro lado e não ter capacidade de contra argumentar, ou no caso do apresentador, não querer. Olhe que Datena é um grande formador de opiniões, e mudou assim facilmente, imagine uma pessoa com fraco senso crítico.

Voltando as manifestações, dentre os comentários vistos na TV sobre a situação, concordo plenamente com o que Sônia Abrão falou em seu programa, o “A Tarde é Sua”, da RedeTV!, toda manifestação nesse sentido é válida, desde que ela seja feita “civilizadamente”, sem destruir bem públicos e/ou agredir jornalistas. E isso vale para todas as partes envolvidas.

O Brasil demonstrou com essas manifestações históricas, acima de tudo, que não está mais de brincadeira, deixando se levar tão facilmente e aceitando todo tipo de imposição. Vivemos em uma democracia, logo, os cidadãos devem cumprir seus deveres e cobrar seus direitos, quando acharem que devem.

Texto: Danyllo Junior 
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não reflete a opinião do nosso Blog.
Direto da redação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.