Pular para o conteúdo principal

Homicídios crescem 286% em 10 anos na Paraíba, segundo estudo da UFCG

Um levantamento realizado pelo Núcleo de Estudos da Violência (Nevu) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aponta um crescimento de 286% do número de homicídios na Paraíba nos últimos 10 anos.

Cruzando dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o professor José Maria Nóbrega, que coordena o Nevu, constatou ainda que os quatro maiores municípios do estado (João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita e Patos) concentram 61% dos assassinatos.

De acordo com o estudo, a taxa de homicídios alcançou números preocupantes nas quatro cidades, especialmente em João Pessoa, que passou dos 31,94 assassinatos por 100 mil habitantes, em 2000, para 68,42, em 2010, e Santa Rita, na região metropolitana, que dos 25,89 em 2000, saltou para assombrosos 82,29 em 2010. A taxa nacional de homicídios é de 25,8.

Em João Pessoa, o número de homicídios saiu de 191 em 2000, para 495 em 2010, o que equivale a um aumento de 61,4% no percentual de mortes violentas, em uma década. Enquanto isso, a população aumentou de 597,9 mil para 723,5 mil, subindo 125,5 mil, no mesmo período, o que representa 17% de crescimento populacional; ou seja, só na Capital, o número de homicídios cresce cerca de quatro vezes mais que a quantidade de habitantes.


Em Campina Grande, a segunda maior cidade da Paraíba, a situação também é bastante alarmante. O número de homicídios saiu de 106 para 187, em dez anos, o que representa um aumento de 43,3% no percentual de assassinatos na cidade, que fica a 130 km da Capital. A população passou de 355,3 mil para 385,2 mil, na mesma década, ganhando cerca de 30 mil habitantes, ou seja, 7,7%. Nesse caso, a taxa de homicídios é quase sete vezes maior que o crescimento populacional de Campina.

Em Patos, a 305 km da Capital, no Sertão da Paraíba, os homicídios eram 21 em 2000 e passaram para 57 em 2010, um incremento de 63,1%, sete vezes maior que o crescimento populacional da cidade que ganhou pouco mais de 9 mil habitantes em 10 anos, que passou dos 91,7 mil para os 100,8 mil, ou seja, ganhos de 9%.

Segundo o pesquisador José Maria, “ocorreu uma verdadeira explosão dos homicídios na última década, com destaque para os anos de 2008, 2009 e 2010, quando os números superaram a cifra de mil mortes por agressão”, ressaltando os três anos que têm os maiores índices de assassinatos nas principais cidades do estado.
 
Direto da redação do Piancó Notícias com informações do Portal Correio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cielo cai no choro com Hino no pódio e admite zebra

O brasileiro Cesar Cielo custou a admitir que tenha vivido uma redenção ao reconquistar neste sábado a soberania dos 50 m livre e alcançar o tricampeonato da prova no Mundial de Natação em Barcelona, na Espanha. No entanto, o nadador não conteve a emoção e chorou copiosamente tão logo o Hino Nacional começou a ser tocado no Palau Sant Jordi, externando a emoção pelo triunfo. Cielo, que recebeu a medalha do ex-nadador russo Alexander Popov, cedeu à emoção nos primeiros acordes do Hino e não conseguiu deixar de chorar - nem mesmo quando posou para os fotógrafos segurando a medalha de ouro. O nadador, que não conseguiu confirmar o favoritismo na Olimpíada de Londres e terminou com o bronze, reconheceu que nem ele acreditava que poderia vencer a prova deste sábado. No entanto, após uma boa largada, completou os 50 m em 21s32. 

CUIDADO: A hipocrisia, a falsidade e as mentiras estão chegando juntamente com as eleições de 2016

ELEIÇÕES 2016: Para onde correr? Tendo em vista o pleito eleitoral que se aproxima, pré-candidatos pelo município de Piancó e outras regiões começam a intensificar seus “trabalhos”. Eles procuram conseguir votos para se elegerem a prefeito ou vereador, é chegada a hora de colocar o que alguns deles mais sabem fazer: mentir, enganar e prometer.   Nessa época aparece gente com cara de santo, prometendo tudo aquilo que qualquer cidadão sofrido do sertão deseja, principalmente emprego. Meu alvo principal desta matéria é minha cidade natal, Piancó. Fico estarrecido com a amnésia do povo piancoense, fico triste, e ao mesmo tempo, revoltado também. Piancó é uma cidade sofrida, largada e prejudicada por

Tragédia: Grave acidente na noite desta segunda feira deixa 10 mortos

A s primeiras informações que chegam à nossa redação é de que, uma Sprinter, com placas da cidade de Princesa Isabel (PB), capotou, por volta das 20h desta segunda-feira (24), no KM 35 da BR 424,  nas proximidades da ponte da carrapateira em venturosa, Pernambuco, com aproximadamente 25 trabalhadores rurais que viajavam de Betânia, no sertão de Pernambuco para trabalhar na cidade de  Cururipe em Alagoas, deixando um saldo de dez trabalhadores mortos.    A reportagem da Itapuama FM apurou que entre as vítimas fatais, nove são homens e uma é mulher que ainda estão sem identi ficação. Os corpos ficaram até as primeiras horas desta terça feira no local do acidente, e depois levados   para o IML da cidade  de Caruaru. A Policia até o momento ainda não divulgou listas das  vitimas fatais. Quatro feridos foram socorridos para a Unidade Mista Justa Maria Bezerra, em Venturosa. Outros seis foram encaminhados para o Hospital Regional de Arcoverde, com possibilidade de tran