Pular para o conteúdo principal

Indices de transparência das gestões revelam avanços, mas 15 municípios da Paraíba ficam com nota zero; Piancó fica em 12º lugar

Os dados são claros. Há uma evidente evolução dos índices de transparência das gestões municipais da Paraíba, mas ainda há o que se fazer. 

Esse desafio da gestão pública, cobrada pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fábio Nogueira, juntamente com outros representantes das instituições que integram o Focco (Fórum de Combate à Corrupção), tem que ser perseguido cada vez mais pela sociedade.

Ela está mais atenta, mas exigente e acompanha com sua lupa cada vez mais o uso do erário. Os índices de transparência disponibilizados na home do Portal do Tribunal de Contas do Estado servem de alerta aos gestores. Trazem uma grata surpresa por termos quatro municípios do Sertão entre os seis primeiros mais bem avaliados pelo Focco em notas que variam de zero a 10.

Na liderança aparece Santa Luzia (6,35), seguido de Pombal(6,33) e João Pessoa (6,33). Depois surgem Nova Olinda (6,31), São José de Espinharas (6,31) e Campina Grande (6,22).

Completam o ranking dos 15 primeiros os municípios de Cuitegi (6,15), São Mamede (6,13), Cabedelo (6,07), Patos (6,05), Pedra Branca (6,04), Piancó (6,04), Araruna (6,04), Santa Inês (6,00) e Santa Rita (5,93).

A nota triste dessa avaliação é que 15 municípios tiraram nota zero. Na outra ponta do ranking, os piores avaliados são Algodão de Jandaíra, Riachão do Bacamarte, Alcantil, Junco do Seridó, Santa Cecília, Serra Redonda, Belém do Brejo do Cruz, Fagundes, Cacimba de Dentro, Boqueirão, Caaporã, Conde, Itabaiana, São Bento e Esperança.

A Lei Complementar nº 131/2013 passou a obrigar os municípios com uma população abaixo de 50 mil habitantes a também disponibilizar as informações financeiras e orçamentárias em tempo real na internet. ''Essa realidade sinalizou aos órgãos de controle a necessidade de um maior acompanhamento, passando a existir um Grupo de Trabalho do Focco/PB com a função de acompanhar a transparência disponibilizada.

O GT de Transparência do Focco, formado pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB), Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Estado (CGE), Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Contas da União (TCU), deliberou por um levantamento com todos os municípios do estado da Paraíba. No período de 12/11/2013 a 02/12/2013, na sede do TCE/PB, passou a se reunir servidores do próprio tribunal (TCE/PB), da CGU e do MPPB, com intuito de realizar o levantamento”, diz o relatório divulgado nesta segunda à tarde.

De acordo com o relatório, percebe-se que com a atuação dos órgãos de controle, mais notadamente do TCE/PB, MPPB, MPF, CGU e TCU, passou a existir uma evolução do cenário estadual, passando os municípios a apresentarem uma maior preocupação com a disponibilização de um canal de comunicação com a população, proporcionando também um melhor acesso à informação pública.

O ideal é que as gestões públicas trabalhem, independentemente de qual posição estiverem nesse ranking, no sentido de melhorarem seus desempenhos e, consequentemente, as médias no índice de transparência, que são compostas pelas notas para os quesitos de ‘Conteúdo’, ‘Série histórica e atualização’ e ‘Usabilidade’. Quanto mais alta a média, maior o índice de transparência da gestão pública e mais amplo o controle social.

Direto da Redação do Piancó Notícias com informações de Hermes de Luna

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.