Pular para o conteúdo principal

UFCG e UEPB aparecem em lista das cinco melhores universidades da Região Nordeste

Os cursos paraibanos com maior Conceito Preliminar de Curso (CPC) são da rede privada: Administração da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), com nota 3,85, e Administração do Instituto Paraibano de Ensino Renovado (Inper), com nota 3,53.

A rede pública aparece logo em seguida, com o curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande, com nota 3,45. O ranking do CPC e o Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de educação superior referentes ao ano de 2012 foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os números apontam a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como a melhor universidade do estado da Paraíba e a quarta melhor do Nordeste.

A UFCG obteve conceito 4 (IGC contínuo 3,50), enquanto que as duas outras universidades públicas do estado, a UFPB e a UEPB, obtiveram 3,37 (conceito 4) e 2,72 (conceito 3), respectivamente. A pontuação máxima é 5.

Os conceitos vão de 0 a 5, mas na Paraíba nenhum dos cursos analisados alcançou a nota máxima. No Estado, foram avaliados 16 cursos: Direito, Administração, Ciências Econômicas, Psicologia, Ciências Contábeis, Design, Turismo, Secretariado Executivo, Relações Internacionais, Tecnologia em Marketing, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Comercial, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) alcançou o primeiro lugar nos cursos de Direito, Ciências Econômicas, Turismo, Secretariado Executivo e Jornalismo. De acordo com os dados do CPC, que avalia o rendimento dos estudantes, a infraestrutura da instituição, a organização didático-pedagógica e o corpo docente, 71,6% dos cursos do Brasil apresentaram desempenho satisfatório, com os conceitos 3, 4 e 5.

Foram avaliados 8.184 cursos de 1.762 instituições nas áreas de ciências sociais aplicadas e ciências humanas, além dos eixos tecnológicos de gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Os cursos representam 38,7% do total de matrículas da educação superior no país.
 
Direto da Redação do Piancó Notícias com informações da Folha do Sertão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.